quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Numerais e a concordância


Muitas vezes, ouvimos pelos meios de comunicação informações que apresentam erros com o emprego de numerais. E acabamos reproduzindo o erro, à custa da sua repetição.

Hoje, vamos tratar de dois casos, para você reconhecer, entender  e colocar  em prática o correto, a fim de  permitir que outros aprendam  com seu  emprego.

Um deles está na formação  (ou deformação) da palavra: 
A equipe X  é vencedora  nesta 80.campanha pela ...  

A leitura correta do numeral deve ser: octogésima. O número-base, em latim,  é “octo”, do qual vieram  oito e o nome-base da espécie do polvo,  “Octopus”.   A contaminação pelo feminino do substantivo (campanha) provavelmente tenha levado ao engano do feminino da palavra (octa > octagésima) que não existe.  Daí o erro.

Outro erro está numa concordância enviesada.  Se ex-alunos de Letras estiverem lendo, trata-se de trabalhar com a concordância correta com o núcleo do termo e não com seu subsequente adjunto.  Veja esta frase correta: 

Dois funcionários da área de Marketing são encarregados do projeto.

O numeral (dois) concorda obrigatoriamente com o substantivo (funcionários). Da mesma forma, temos a palavra “milhão”, que tanto é numeral, quanto substantivo masculino.  Assim, um milhão, dois milhões, trezentos milhões. 

Na última semana, mais precisamente, ouvimos várias vezes, em diferentes canais  (com erro) Duas milhões de pessoas... Vão ser impressas 5 milhões de cópias...   A concordância correta é feita com a palavra milhão (masculina), como dissemos e não com o  termo seguinte (de pessoas, de cópias).  

As frases corretas seriam, portanto:
Dois milhões de pessoas, de caixas, de mulheres, de funcionárias, ...
e
Serão impressos  5 milhões de cópias, de faixas, ...

Não é fácil desaprender o erro e fixar o acerto, principalmente quando muitos à nossa volta erram.  Podemos citar muitos exemplos de situações em que temos de rever nossas ações e conceitos.  Esses casos com os numerais fazem parte delas.  É questão de superação.

Supere-se!



2 comentários:

  1. Minha "ídola", apesar de vc não ler meus emails, aproveito a oportunidade para recomendar um link do meu último livro http://crimesnomosteiro.blogspot.com.br/2012/12/clique-no-botao-e-compre-seu-e-book.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tagil: estou em débito com vocês, meus queridos. Há uns 230 e-mails que necessitam de resposta... Vou responder a eles pouco a pouco. Por favor, aguarde. Obrigada pelo link do livro. Um abraço.

      Excluir