domingo, 25 de janeiro de 2015

Produção e revisão de textos

Qualidades de estilo (1): a objetividade



As qualidades de estilo  merecem ser valorizadas nos textos técnicos, acadêmicos, científicos e administrativos. São elas:  concisão, clareza, objetividade, simplicidade, propriedade, precisão, coesão, coerência, correção.

Hoje trataremos de uma delas na linguagem escrita dos seus textos: a objetividade.  Um texto objetivo é mais fácil de ser compreendido pelo seu interlocutor.  A objetividade trabalha, paralelamente, com a concisão. São quase irmãs. Enquanto a objetividade leva o receptor a perceber imediatamente a mensagem, a concisão permite entendê-la mais rapidamente, por ter sido veiculada com poucas palavras. Eis um exemplo bem comum do que deve ser evitado:
Vimos, pela presente, informar aos senhores que o pedido n.º  3467/15 foi   
despachado na data de ontem.   

Numa  época em que somos pressionados pelo tempo e prazos,  não podemos continuar a escrever num estilo menos objetivo, como fazíamos há 50 anos  - e era o estilo da época.

Lembro-me de fechos excepcionais usados em cartas e memorandos (os e-mails não existiam entre nós na década de 1980) que seriam risíveis hoje:
                       Sendo só o que se nos apresenta para momento, firmamo-nos
                        mui atenciosamente.
            O equivalente atual seria apenas:
                      Atenciosamente,

Com a objetividade e a concisão  necessárias para obtermos resultados mais rápidos, devemos evitar a prolixidez, ou prolixidade (uso desnecessário de muitos vocábulos),  e a tautologia (redundância). O texto proposto no primeiro exemplo, agora mais objetivo e conciso, seria:
            O pedido 3467/15  foi despachado em 24 .01.2015.

Não podemos, nem devemos confundir objetividade e concisão com grosseria, embora a cultura linguística brasileira nos leve à tendência à prolixidez. É preciso treino para a desejável objetividade.

Comece a reduzir a quantidade de palavras. Seu texto será lido mais rapidamente e atendido com mais simpatia.

Bom trabalho!  
                                             









  










Nenhum comentário:

Postar um comentário