domingo, 11 de janeiro de 2015

Respostas à Concordância

Em nossa página de 22 de dezembro de 2014, “Concordância – tão antiga (...)”, propusemos quatro questões. Você encontrou as respostas para elas? Caso as festas dessa época não lhe tenham permitido procurar, hoje chegam a você.

Guaraná – um guaraná ou uma guaraná?
            Bastante comum confundir-se a concordância do guaraná (fruto e bebida) com as das bebidas concorrentes, quase todas femininas.  Há alguns anos, a fabricante do guaraná mais antigo no Brasil veiculou uma campanha que trazia uma “galera” cantando “U tererê” e aproveitava para a fixação de “U guaraná”, isto é, o guaraná.

Óculos – meu óculos ou meus óculos?
            Embora as lentes sejam sustentadas por uma haste, óculos é uma palavra pluralia tantum (latim), ou seja, só usada no plural. O singular, óculo, significa olho. Existem outras palavras pluralia tantum em Português, entre elas: férias.  Minhas férias serão na Europa.  Assim, perguntaremos corretamente: Onde estarão meus óculos?  Meus óculos novos foram caros!  

Verbo haver - havia duas pessoas ou haviam duas pessoas?
            O verbo haver, com sentido de existência, ocorrência ou tempo decorrido, nunca irá para o plural, não importa o tempo em que estiver. A explicação é simples:   não existe sujeito para ele.   O correto será dizermos e escrevermos: 
Ø  com o sentido de existência - Havia duas pessoas na sala.  Houve três interessados.  Haveria  trinta inscrições se adiássemos o prazo até amanhã.
Ø  com o sentido de ocorrência – Houve dois acidentes na Marginal.   Se houvesse mais erros na produção, o pedido seria cancelado.
Ø  com o sentido de tempo decorrido -  Havia dois anos que ele estivera aqui. Começamos as pesquisas há quatro meses.

Verbo fazer e vocábulos terminados em -ema – fazer um telefonema ou fazer uma telefonema?
            O verbo fazer é bastante útil em nosso dia a dia. Devemos, entretanto, ter bastante cuidado no seu emprego, para evitarmos empobrecimento de nosso vocabulário.  Isso não é privilégio da nossa Língua.  No Francês, temos o verbo faire:  sert à tout faire (o verbo fazer: serve para se fazer tudo); no Inglês, o verbo to get,... Procure esforçar-se para usar o melhor vocábulo (precisão e objetividade): Vou telefonar. 

            Vocábulos terminados em -ema provêm, na maioria, do Grego e são masculinos em Português: o esquema, o cinema, o problema, o estratagema, o dilema, o teorema.  Ema e seriema, aves, são vocábulos femininos. O primeiro tem origem controversa e o segundo provém do tupi.  Não são da Grécia, portanto, e acredito que nunca estiveram por lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário