segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Sinonímia: a pluralidade significativa das palavras

Você provavelmente deve ter passado por aquela situação em que, na produção de um texto (oral ou escrito), um vocábulo insiste em aparecer e,  à semelhança de um colar de contas, repete-se em intervalos regulares.  

Infelizmente, ao contrário do efeito pretendido no colar, que é a beleza da sucessão das pequenas contas, a repetição de palavras no texto empobrece seu conteúdo e a percepção dele pelo leitor. 

Para evitar essa redução do valor pretendido pelo autor do texto, devemos recorrer à sinonímia - assunto de hoje.  

Do grego sin (conjunto, reunião) + ônomos (nome), a sinonímia é a área do estudo de uma língua que trata das possibilidades de se reunirem nomes de significados comuns. Como não existem sinônimos perfeitos, para a boa substituição daquele que se repete é importante não apenas procurarmos as opções (num dicionário específico), mas também confirmarmos a escolha pela consulta a um bom dicionário maior.  Não se esqueça de conferir, pelas abonações (exemplos que aparecem nos verbetes dos dicionários), se a substituição é adequada. 

Um erro bastante comum consiste em ver no dicionário o primeiro vocábulo que aparece para a provável troca e, sem analisar, colocá-lo no lugar do outro. Nascem nesse momento as impropriedades (voltaremos a elas, numa página específica sobre isso) -  defeito de estilo na produção textual. Por exemplo, sinônimos de "seco": rude, magro, estéril, improdutivo, reduzido, enxuto,... Quando uma roupa está seca, podemos dizer que é rude? está magra? estéril? Claro que não. Está enxuta.  Às vezes encontramos, nos banheiros de empresas,  nas caixas de  depósitos de toalhas para enxugar as mãos, esta frase:  "Bastam duas folhas para mãos suavemente secas." Não desejo que minhas mãos, nem as suas, nem as de ninguém fiquem secas - mas enxutas. 

Só me resta, aqui, desejar-lhe um bom fim de ano. Um bom final de ano? um bom término de ano? um bom encerramento de ano? um bom findar de ano?  

A escolha é sua. O importante é que seja bom. 

Até 2015!


Em caso de consultas, para um bom começo, sugerimos: 
  • INSTITUTO ANTONIO HOUAISS.  Dicionário Houaiss de sinônimos e antônimos. São Paulo: Publifolha Editora.
  • NASCENTES, Antenor. Dicionário de sinônimos. São Paulo: Lexicon.
  • http://www.sinonimos.com.br    

Nenhum comentário:

Postar um comentário