domingo, 28 de dezembro de 2014

Fonética

Fonética 

Fonética é a parte do conhecimento linguístico que estuda e classifica os sons da fala, quanto a sua articulação e recepção auditiva.  Segundo Saussure, a Fonética analisa acontecimentos sonoros, transformações e altera-se ao longo do tempo.

Esse parágrafo inicial serve de introdução a respostas que demos a alguns questionamentos sobre acentuação, sílaba tônica, fonemas (sons) abertos e fechados da Língua Portuguesa, sempre presentes nas  aulas de Comunicação que ministramos. 

De que estamos tratando? Você já deve ter-se perguntado: o conjunto de sogro e sogra são sogros (/ô/) ou sogros (/ó/)?; o plural de tijolo são tijolos (/ô/) ou tijolos (/ó/)? devemos dizer rúbrica? ou rubrica? 

Mais uma pergunta: Por que esse assunto nesta semana entre Natal e  Dia da Confraternização Universal?  Porque nos últimos dez dias temos ouvido em rádios e emissoras de TV que vários coros (/ô/) se prepararam para apresentações neste fim de ano. E a pronúncia correta é aberta:  coros (ó). Os coros (/ó/) masculino, feminino e infantil estão ensaiando uma bela canção regional. 

Pois bem:  há palavras em que, ao serem colocadas no plural, o fonema fechado do singular (/ô/) passa a aberto (/ó/) no plural. A isso se dá o nome de metafonia.  Do grego, metá (=mudança, alteração) + phone (=som),  metafonia significa alteração/ mudança de som. Um plural metafônico é, portanto, um plural em que a pronúncia se altera.   Em "Os melhores do mundo" (You Tube), de maneira divertida, um ator, no papel de um sequestrador que mantém uma plateia inteira como refém, negocia com policiais. Num dado momento, um deles solicita reforços (/ô/).  Em virtude desse erro de pronúncia, o sequestrador mata um refém, como havia prometido: "Para cada erro de Português, um refém seria morto". 

Veja outros vocábulos em que, no plural,  a pronúncia fechada se altera para a aberta: olho/ olhos; forno/ fornos; coro/ coros; ovo/ ovos; povo/ povos; socorro/ socorros.   A propósito, sogros,  estojos, cachorros, bolsos - todos são pronunciados com /ô/. Isso mesmo: com /ô/ fechado.   Em caso de dúvida, consulte um bom dicionário - de preferência os mais completos, ainda em papel.   

Última resposta de hoje: é ru-bri-ca - paroxítona!

Complete sua leitura com: 

http://www.aulete.com.br/fonética
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferdinand_de_Saussure
http://www.aulete.com.br/ortoépia
https://www.youtube.com/watch?v=rlpp9qX1itg

Um abraço fraternal para terminar bem o  ano. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário