segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Primeiras palavras

Esta página nasce do pedido de vários alunos (e ex-alunos) executivos de muitas turmas corporativas,  dos cursos de MBA e de Pós-Graduação Lato Sensu da  Faculdade FIA de Administração e Negócios, de ex-alunos da Faculdade de Letras da USP, de secretárias, ex-alunas de cursos de Graduação em Secretariado Executivo e de corporações.

Com o apoio indescritível e o trabalho de alunos de Graduação da FIA Júnior, Karen Koga, Rodrigo Bonfá, Stella Yama, Carolina Oliveira, Lucas Macedo, e do ex-aluno de Letras, André Lorenz, aqui estamos.

Com a orientação deles, após pesquisas, esta página será dividida em:
  •  pequenos lembretes gramaticais de suporte aos textos não apenas de executivos, mas também dos alunos de Pós-Graduação para a redação de seus TCCs;
  • atualizações e comentários gramaticais;
  • reflexões sobre questiúnculas gramaticais que possam causar tropeço no dia a dia dos profissionais;
  • correções de pequenos excertos, para testar a sensibilidade dos leitores para a revisão de sua produção textual diária, com os comentários pertinentes;
  • sugestões de leituras técnicas, acadêmicas e de construção do saber – além do lazer -  indicadas por profissionais das diferentes áreas,  pelos alunos e ex-alunos, por amigos profissionais que se servem da Língua Portuguesa para sua comunicação;
  • espaço para a colaboração de outros colegas professores de Língua Portuguesa para executivos e estudantes de Letras (futuros professores, tradutores e intérpretes);
  • outros assuntos pertinentes à comunicação humana, de acordo com a necessidade de nossos leitores.

Queremos deixar claro, desde já, que haverá situações para as quais não existem – até o momento -  respostas definitivas, uma vez que a Língua é um instrumento vivo que se atualiza diariamente de acordo com os falantes, com o contexto e com a necessidade de se comunicarem.

As perguntas serão sempre bem-vindas e respondidas no prazo possível para eventuais consultas.   Assuntos poderão ser sugeridos e colaborações, aceitas.

Aqui estamos.  Esperamos atender não apenas a expectativa de todos os que tanto pediram este espaço,  mas também a dos que nos procurarem. 


Um grande abraço. 

2 comentários:

  1. Uma ajuda sem preço ... Textos curtinhos e "rapidinhos" de hoje em dia simplesmente matam o idioma correto que muitos de nós aprendemos na escola, e todo esforço em manter "a qualidade" da escrita é válido!
    Parabéns, cara Mestra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Nestor. É uma luta incansável, mas apaixonante, na tentativa de tornar mais amada e respeitada nossa Língua, mesmo nas situações mais céleres que nos são demandadas.
      Um grande abraço.

      Excluir