sábado, 16 de maio de 2015

Ouvir x escutar. Falar x dizer x conversar

   Questões semânticas novamente 


Em nossa vida diária, tendemos a repetir o que mais ouvimos ao longo de nossa vida e nos contextos em que estivemos. Registramos, desde cedo, o que nos dizem. Raramente vamos em busca do significado dos vocábulos que empregamos - a não ser que nos tenham corrigido e, por isso, começamos a desconfiar do que dizemos e escrevemos.

Hoje vamos relembrar o emprego de cinco verbos que nos acompanham diariamente: ouvir, escutar; falar, dizer, conversar. Embora sejam sinônimos no grupo, apresentam significados diferentes.

O primeiro grupo (ouvir, escutar) está ligado à atenção maior ou menor que se dá a um som. Ouvir é proveniente do verbo audire (latim):  perceber pelos ouvidos. Ex.: Ouvi um som estranho. Sentada na praia, ouvia o mar e não percebia as vozes próximas.    Escutar está ligado a auscultare (latim):  ouvir com atenção, ou com muita atenção.  É o caso do que ocorre nas consultas com cardiologistas: eles não ouvem nosso coração; eles o auscultam. Ex.: Naquela tarde ouvia o mar, mas não o escutava.   Na reunião sobre aumento de preços, quase todos ouviram o que Pedro sugerira; poucos o escutaram. 

O segundo grupo (falar, dizer, conversar) está ligado à elocução, às partes envolvidas e ao interesse delas no processo da comunicação.  Falar  restringe-se a abrir a boca e emitir sons; dizer  é o conteúdo da fala; conversar envolve troca de opiniões.  Assim, é conhecida a frase:  "Esteve aqui, falou, falou, falou e não disse nada." Ou esta, quando a pessoa usa poucas palavras e comunica o que pretende: "Falou e disse."  Vamos ao exemplo de reforço:  Na reunião falamos sobre a contratação de pessoal técnico. Muitas coisas foram ditas, mas poucas, discutidas.  Precisamos voltar a conversar sobre isso.

Questões semânticas exigem percepção e treino.  O que nos parece estranho,  num primeiro momento, acaba tornando-se comum com o emprego e a repetição. Se for correto, melhor ainda. 

Escute o que digo  e você se sairá bem a cada nova elocução. 

Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário