sábado, 7 de março de 2015

Numerais e a concordância (II)



Em janeiro de 2015, trabalhamos dois casos de numerais e concordância nominal.  Desta vez, veremos mais dois;  agora,  com a concordância verbal. 

O primeiro deles refere-se a núcleos de sujeito representados por porcentagem. Ex.:  20% dos candidatos... 35,6% da população...  Nesses casos, a concordância verbal dá-se com o núcleo numeral, por mais que nos sintamos atraídos pelo adjunto mais próximo (dos candidatos, da população). Assim, o correto é: 

          20% dos candidatos entregaram os documentos para o concurso. 
         35,6% da população não se inscreveram no programa para a isenção do imposto. 
         1,5% de nossos executivos cursou Pós-Graduação.

O segundo deles refere-se a núcleos de sujeito representados por frações. Ex.: 1/5,  3/10, 5/15.  Nesses casos, a concordância verbal dá-se com o numerador da fração (1, 3, 5): 
           
          Apenas 1/5 de nossos clientes recebeu o comunicado.
          3/10 da sala de aula entregaram o trabalho sugerido.
          5/15 do meu relatório estão prontos.

Importante:  

  1. na leitura dos numerais fracionários,  quem orienta a concordância é sempre o   numerador, por isso dizemos: um quinto, três décimos, cinco quinze avos.  Se fosse 1/20, leríamos: um vinte avo,  do mesmo modo que dizemos um centavo, quando encontramos 1/100 (um centésimo, ou o correspondente - em dinheiro - a um centavo);
  2. pelo mesmo princípio, quando empregar um numeral expresso com decimais, a     concordância (tanto nominal quanto verbal) dá-se com o inteiro; 1,8 milhão de       pessoas recebeu a notícia da inauguração das fábricas. 


Exercite esse ajuste de concordância e tenha uma boa semana!  



            

Nenhum comentário:

Postar um comentário